A linhagem do Dakshina Tantra

O Paulo Murilo Rosas trouxe os ensinamentos do Tantra para a América do Sul há 30 anos atrás.

 

Dirigente e professor do KAILASA - Centro de Yoga e Terapias, estudou com os mestres Dhirendra e Datattreya no Vishwayatan Yogashram, em Nova Déli. Foi também aluno de Mantra Yoga do Swami Devananda Maharaj e de Hatha Yoga de B.K.S. Iyengar e outros mestres indianos.

 

Em sua última viagem à Índia recebeu o título de Yoguiraj, professor dos professores, por ter adquirido grande experiência e conhecimento. É fundador e presidente da Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga (ABDTY) e coordena cursos de capacitação em Dakshina Tantra, pesquisando e difundindo os ensinamentos recebidos.

É sócio fundador do Centro de Estudos Vidya Mandir, no Rio de Janeiro e sócio benemérito da Associação Argentina de Professores de Yoga. Escreveu quatro livros e diversos trabalhos sobre Dakshina Tantra.

 

 

Swami Dattatreya Maharaj


Encarregado de cuidar do Vishwayatan Yogashram, em Nova Déli, um dos cinco centros de estudos e formação de Yoga criados por Kartikeya, renunciou a todo o tipo de bem material e foi viver nos Hiamalaias, em Badrinath, de onde saía em peregrinação para ensinar.

 

Dhirendra Brahmachari Swamiji


Mestre renomado e querido pelos indianos, cresceu sob a orientação de Kartikeya, a quem passou a seguir em suas andanças por toda a Índia e de quem herdou os ensinamentos do Yoga, seus tesouros mais altos e seus mistérios. Foi o guru que o iniciou na prática da Yoga Suksma Viyayama, da qual não há textos disponíveis. Viveu em peregrinação cuidando dos cinco ashrams (centros de estudos) de Yoga criados por Kartikeya. Foi o guia espiritual de Neruh, o primeiro presidente da Índia após a independência do país, assim como de toda a família Ghandi.

 

Maharishi Kartikeya


Precursor do Dakshina Tantra, viveu até o início do século 20 na Índia. Ele teria vivido 300 anos e era considerado uma encarnação do Sr. Rama. Nasceu numa família brahmana, Utar Pradesh, e desde cedo demonstrou profundo conhecimento das escrituras sagradas. Ainda criança, colocado diante do épico Mahabharata, escrito em Sânscrito, teria lido com facilidade e fluência. Logo após sua cerimônia sacra, deixou sua casa e foi viver nos Himalaias.

 

Ao descer as montanhas, em peregrinação pela Índia, estabeleceu-se nas florestas de Badrinatha, de onde saiu e começou a ensinar. Grande mestre de Yoga, dedicou-se ao bem-estar da humanidade difundindo raras e valiosas técnicas comprovadamente eficazes na cura de doenças, proporcionando aos indivíduos estabilidade e pureza mental.